terça-feira, março 07, 2006

Oscars !

Hoje ando com tantas idéias na cabeça que até deito sangue pela boca ...

Mas creio que chega a ser um dever cívico falar dos Oscares de Hollywood . Não é que eu queira , mas dá-me um ar culto e uma dimensão humana que de outra maneira , não chegava lá ...

Vam lá então...


Bom ...antes que me comecem a chamar xenófobo e preconceituoso e filantropo e outras palavras que eu não sêi bem o que são , embora tenha uma noção , devo esclarecer uma coisa : eu não tenho nada contra o Ang Lee ! O homem pra mim é como qualquer outro chinês que eu não os distingo mas isso é culpa minha . Agora , foi bem feita ele não receber Oscar por fazer filmes em que põe dois cowboys a disparar com a arma um do outro . Isso não é filme para as familias e não ensina nada a ninguem ...
Eu andei a vasculhar sobre o passado do Ang Lee e consegui descobrir uma fotografia dele em pequenino que explica o porquê do gajo andar prái com porcarias de fazer filmes de cowboys em que aparecem dois gajos a gritar " Aiiiiiiuuuuu , uuuuuuuuiaaa " que só depois é que um gajo se apercebe que aquilo não eram os indios a escalpá-los , mas eles com porcarias .


Podemos ver então aqui ao lado , Ang Lee , que na altura ainda era Ocidental e tinha acabado de nascer na sua terra natal , a Noruega . Se se reparar bem , vê-se que há ali algo errado e não é do cabelo loiro que o Ang Lee mandou pintar assim que se naturalizou Chinês com apenas 15 anos .

...assim é que eles começam : " ...ah, e não sêi quê...gostava mais de um Cerelac ou um leitinho daqueles de pacote ou uma coisa assim ..." e quando dão por eles , tunga , já tão a imaginar cowboys rabetas a cavalgar pelo Oeste mas sem sair da cabana.

Espero não voltar a falar deste gajo , que este é mesmo daqueles que me dá nos nervos !! Eu nem sequer quero pensar onde é que ele vái meter o Oscar de Melhor Realizador , mas algo me diz que não é em cima da estante ...

O melhor filme foi então o Crash ou Colisão como a malta cá do burgo lhe chama . Foi um filme tão bom que passou por cá e ninguem deu por ele e já está em DVD . The Mechanic sente-se obrigado, mais uma vez , a contar o argumento do filme .
Aquilo é um filme sobre o conflito racial e mái não sêi o quê ! Parece que andam lá uns gajos todos de diferentes raças , pretos , brancos , vermelhos , amarelos , castanhos e o ráio . A idéia é por-lhes um tema à discussão que no caso é : " Sêi quem é a tua mãe , mas o teu pái vái ser dificil de identificar ..." e ver o que é que acontece . Vem o Negro e " ...a minha é maior que a tua " , vem o Chinês e " ai quando te virares de costas " ( ...como veem , a conversa destes gajos é sempre a mesma ...) , depois entra um Indio que diz que" lhe roubaram as terras ancestrais e agora tem de fazer artesanato " ( ...o que vale é que só diz isto e depois é logo abatido a tiro que é para o que estes gajos , os indios , tem jeito nos filmes ...sabem ser abatidos de todas as maneiras e são sempre bem abatidos rápidamente .) , no fim vem um branco e aparece-lhe um castanho a perguntar se " ...què frô ?! " .
... e básicamente é isto ! ...toma lá um Oscar por estas balelas !!
...depois dizem que o pessoal não vái ao cinema ou ao futebol ou lá o que é ...!!!
..pudera !!!
O Oscar para melhor actor vái pro Hoffman lá do ráio que é o nome do gajo . Fez de Capote , mas bem podia ter feito de gabardina de um dos cowboys que aquilo ia dar no mesmo ! Isto este ano foi uma rabetagem pegada !!!
Eu admira-me como a Reese Whiterspoon não andava a afiambrar uma maluca qualquer no papel dela !!! Ganhou como melhor actriz , num papel que acho que era de sopeira em casa de um cantor alcoolico qualquer .

Bom , e vou parar por aqui que este assunto dos Oscares foi mal escolhido que até me tá a dar a volta ao estomago ...

3 comentários:

Anónimo disse...

post hilariante, como sempre :)))
Mas gostaria de saber se viste o filme , O Segredo de Brokeback Mountain.

Porque é que todos os homens hetero que conheço não quiseram ver o filme do Ang Lee????

The Mechanic disse...

Se eu vi o filme ?!
...no cinema até já me ofereciam pipocas e tratavam-me por BBM tal foi a quantidade de vezes que eu vi o filme . O que eu me fartava de chorar...

Bom ... exagero .
Mas vi prái quase uma vez . E se as apresentações contarem vi de certeza umas três vezes ...

Agora a sério , é daqueles filmes que não me seduz o argumento e não é pelo tema que trata . É simplesmente porque há filmes que eu não me "puxa" pra ir ver ao cinema ; embora eu tenha a certeza que quando o vir em DVD , pois quero concerteza vê-lo , me vái agradar por tratar a questão sem lugares comuns e estereototipos que se vem noutros em que se trata a homossexualidade .
Podia ser uma especie de hetrossexualidade exacerbada que se manifestasse realmente sob a forma desse " interessa-me lá como é que os homossexuais fazem ?! " , mas não ! É simplesmente porque , como não vejo todos os filmes que saem no cinema , embora veja MUITO cinema , selecciono alguns que me dizem alguma coisa .É como escolher um livro ( se não se sabe o que é , olha-se para a capa , olha-se para o resumo e toma-se uma decisão ), não podemos comprá-los todos .
E eu tenho o defeito de , muitas das vezes , encarar o cinema mais como orgasmo visual do que massagem cerebral ...

Beijinhos e volta sempre ,

The Mechanic

XupaNuPipi disse...

Hoje fiz uma justa homenagem às mulheres, neste dia deles- não há duvidas que é um dia GLORIOSO :-)Beijos e abraços
PS- Cantor qualquer????????
Mas em parte concordo, este ano o melhor dos oscares foi o Jon do Daily Show.