segunda-feira, outubro 16, 2006

OPV da GALP

.
.
.

OPV da Galp ...

No que é que isto vái dar ?!

Pra quem é leigo na matéria ou pra quem já ouviu falar mas , ao contrário de gajos como eu , prefere trabalhar das 9 às 5 em vez de ganhar o dinheirinho pro vinho , gajas , Rolexes , gajas , descapotáveis , gajas , imóveis , gajas e comidinha na Bolsa como eu , passo então a explicar .

Uma OPV é uma Oferta Publica de Venda .
É uma coisa que o Governo Português faz quando anda à rasca de guito e tá farto de largar caspa de tanta coçança à procura a ver onde o vái arranjar .
Vái daí , o que é que qualquer Sócrates que por alí passe pensa ?! :
" ... olha !! ...vão-se os anéis , ficam os dedos... "
Por outras palavras , que se lixem os anéis e que se lixem os dedos do povo , desde que não me coloquem o pescoço no cepo ... tud bê !!

Ora , isto funciona !!! Funciona até o Estado deixar de ter empresas sob a sua alçada . Mas funciona ..!! Há-de haver um dia que já não têm Galps , nem EDêPêses , nem RENes , nem PêTêses ... nem nada ..!
Depois fazem como o gajo do Café em Setubal e como estão " agarrados ao Totta ", vão ao BES .

Bom , mas lá o que os gajos fazem é lá com eles . Eu quando tenho um saco de dinheiro à mão de semear , tambem não o distribuo ao povo . Pego nele , pago aos 4 ou 5 gajos que ali estavam e tambem viram o saco e fico com a maior fatia pra mim . Chama-se a isto Integridade Política .
E eu sou um gajo , Politicamente Integro .

Agora o que vos interessa e apoquenta a vocês , que são gajos que pensam que uma Acção é " ir à casa de banho " e uma Obrigação é " largar carga na sanita " , é o seguinte :

" - Devo eu comprar Acções da Galp nesta OPV !? Será que devo fazer como aquele amigo meu que já me disse que deu ordem de compra para o máximo das acções possível ?! O que é que eu faço ?! "

Isto , normalmente apoquenta os gajos que pensam " Fónix !! ...qu`esta merda !? Vái tudo comer à conta da Galp , que parece que aquilo um gajo compra cimento num dia e no dia a seguir transforma-se em ouro , e eu não ?!?! Tambem quero !!! "
Então vão lá à maluca , sem perceber puto do que estão a fazer , dirigem-se ao homem do Banco e investem furiosamente :
" ...d-desculpe..! ....olhe..! ...o-olhe ..!... fachavor , comé qu`eu faço pra comprar aquilo das acções da Galp ..!? "

E é neste momento que a gulhotina fica armada pra sacar a cabeça dos gajos !!!

Recorrem ao Crédito , que não têm dinheiro nem pra comprar alcool pra assar chouriços e além de irem ao engano , vão ao entala ao mesmo tempo . É o dois em um do entalanço na Bolsa .

Sái a empresa para a Bolsa , sái a cotação a subir e o entalado não pode vender que o crédito só o permite fazer daí a 3 meses . Mas está contente e a esfregar as manitas . A cotação sobe nos dias iniciais , depois quem tem dinheiro A SÉRIO , começa a despachar e a preparar a cama aos Zétós da Bolsa .
Chega a 15 dias antes da altura em que os gajos podem vender e aquilo já desceu bem abaixo do preço que eles compraram .
Como coincidência , parece que mesmo tudo o que é conjunctura política , financeira e o diabo a sete Mundial , se conjugou naquele momento pra fazer com que a cotação baixe . O que nos leva a crer que afinal , o Governo não estás pejado de um bando de gajos parvos , mas de gente que , até percebe mais ou menos o que está a fazer e decidiu " privatizar " no momento certo .
A Galp é um desses casos ! O petróleo até está " p`la hora da morte " !!

Chega o dia em que o gajo pode vender ! A cotação só faz é descer de há um mês pra cá e o gajo não é parvo , nem está pra aturar aquilo e despacha aquela porra ao preço do dia . No dia a seguir continua a descer e no outro tambem .
O gajo amaldiçoa uma série de gajos que o aconselharam a meter-se naquilo , pensa " Nunca !! ...mas nunca mais me meto numa destas ..! " , começa a fazer contas a quanto vái ter de largar pra pagar o crédito mas ao mesmo tempo reconhece que se não tivesse vendido , continuaria a perder dinheiro até sabe lá quando ...

No dia a seguir , a cotação começa a subir e nunca mais pára .
É nessa altura que no meio dos pés do gajo cái um saquinho coberto de pelos .





Moral da história : Ide ! ... mas ide com cuidado e conscientemente .


Um abraço ,

The Mechanic
.
.
.
.

1 comentário:

BiChOs Do MaTo disse...

Não te quero influenciar.........mas elas agora estão mais caras, quando forem para o mercado é que se devem comprar, pois ves as oscilações e ai sim poderás investir.....mas quem sou eu para opinar.
é assim que eu pelo menos vou fazer e como tenho feito em relação às outras e nunca me sai mal......beijocas grandes
Lara