terça-feira, março 29, 2011

O Titanic Portugal e o Iceberg Euro

Acabo de ter uma visão sobre Portugal :

Somos um povo dentro de um Titanic que já bateu no Iceberg .

Metemos água por todos os lados , mas a maior parte de nós, embora saiba que algo aconteceu , continua ainda a dançar , limitando-se a culpar o Iceberg .

Muitos comentadores falam que o nosso Titanic não pode afundar e que com um remendo de medidas ( PEC`s ) , a coisa vái lá . Outros afirmam que foi construido por compartimentos ( um chamado FMI , outro BCE , outro FEEF , etc ) e que não poderá afundar . Outros afirmam que não afundará , uma vez que está amarrado a outros barcos , neste caso o "España" e o "Itália" , que vêm logo atrás e que não se percebe ainda bem , dado o nevoeiro , se tambem já embateram no Iceberg ou não .

Os nosso Lideres politicos debatem-se para ver quem agarra no leme para poder pôr aquele chapéu bonito de Capitão com aquela pala decorada com louros dourados . Um chama nomes ao outro, outro tenta uma rasteira ,outro empurra aquele ,  outro puxa o outro. Ambos prometem "retirar toda a água do mar que entra para dentro do barco e atirá-la para o mar " e dão a certeza de que estará para breve .

A Banda continua a tocar ...
Não tocam muito bem , mas a Banda " O Partido" nunca foi muito de tocar . Prefere assobiar para o lado e bater palmas quando o Capitão ou o Imediato cantam . Por mais desafinado que cantem .

A nossa força vital de trabalho tenta desesperadamente retirar a água com baldes , mas até os baldes são poucos . Não lhes ensinaram mais e mais não sabem . Apenas uns poucos se agarraram às bombas de água . Mas são poucos e falta energia às bombas. Nenhum tem condições ou conhecimento para vedar o enorme buraco por onde o Iceberg penetrou .

Carregam baldes sem parar e não vem resultados nenhuns .

Alguns são derrubados pela luta que continua no gabinete do Capitão e que extravaza cá para fora. Após pisar alguns deles, Imediato Passos pede "desculpa" e promete que quando for Capitão , todos terão baldes mais confortáveis e menos peso, menos água a carregar em cada balde .

Os nossos Pensionistas  sentam-se numa roda fumando cachimbo , observando  e opinando sobre o buraco . Enquanto debatem , alguns comem Lagosta  , outro grupo maior come uma sandes mista e a maioria , encostada a um canto escuro , rói um pedaço de pão seco . Todos estão sentados em baldes .

Os Sindicatos chegam entretanto e perante a situação ,convocam uma greve . Agora temos vários trabalhadores sentados sobre os baldes impedindo a passagem dos outros trabalhadores . Já tem a agua pelos joelhos, mas os Sindicatos prometeram que conseguiriam enfeites nos baldes e é sempre melhor quando se trabalha com um balde bonito . Eles merecem um balde bonito .

A um canto alguns professores de balde nas mãos não sabem se hão-de carregar, se hão-de avaliar a forma como os outros carregam .

Ouve-se alguem gritar que " se devia ir buscar um Chinês , que é neste momento o melhor carregador de baldes da China e isso permitiria mais 400 Chineses , todas as semanas , para virem carregar baldes" , mas é rápidamente esquecido . O desespero tem destas coisas .
A "Geração à rasca " corre esbaforida pelo deck superior de megafone na mão , enquanto grita " Temos-os-pés-molhados ! Merecemos-os-pés-secos ! Queremos-novos-Timbrelandes !  " . Alguns reclamam da situação . Dizem que se isto continuar assim, o " Titanic chorará a partida da sua pessoa , que terá de ir  para o barco " España" . Diz que lá fora estão a dar Timbrelandes " . Outros foram ajudar a retirar a água do Titanic , mas ao ser-lhes dado um copo , logo levantaram de novo os Megafones para reclamar " Queremos-um-copo-em-condições! Este-copo-não-tem-boca!...e-tambem-não-tem-fundo! " .  Ao que os pais , força vital a carregar baldes , respondeu de imediato parando o trabalho para ir buscar um flute Vista Alegre .

Antigos Capitães do Barco ,  ao calor da lareira do Clube de Golf , perguntam-se como foi aparecer um Iceberg no caminho que eles traçaram . Afinal de contas " os Icebergs não são molinhos" ,como pareciam ao longe. Num cadeirão ao fundo , o Presidente da companhia proprietéria do Titanic murmura sem que ninguem o oiça "...pois não..."  .

Na cabine do Capitão continua a luta pelo chapéu . Capitão Sócrates pára de repente e retira o chapéu , colocando-o por cima de um buraco que se abriu e recuando de seguida . Imediato Passos avança alegremente para o ir buscar . Acaba de ter uma ideia brilhante : assim que tiver o chapéu , manda os oficiais do Fisco encher mais, com um copinho,  os baldes de agua dos trabalhadores que passam . Irão mais carregados , já a arrastar pelo chão e de lingua de fora , mas pode ser que assim tirem mais água .


E a agua vái já pela cintura ...


1 comentário:

Paubo disse...

Como sempre o Mechanic no seu melhor...muito bom!