quarta-feira, agosto 01, 2007

Saramago e a Jangada de Pedra

" José y Saramuego "




José Saramago não está bem ...
.
Os médicos desconfiam que a notícia do Prémio Nobel da Literatura, terá provocado um pequeno baque na estrutura cerebral do homem , dando origem ao que os Cientistas chamam de "salto evolutivo...mas ao contrário " .
.
Após aturados exames médicos em Ibiza , na Clínica N. Srª de la Separatizacion , fontes seguras indicam que Saramago tem agora uma ligação rectal da boca ao cérebro , tendo inclusivé surgido uma cavidade anal na parte inferior da nuca . O vinho Espanhol e as "Tapas de chorizo" fizeram o resto pelo que Saramago está , noticia-se tristemente em Espanha , agora condenado a defecar idéias para o resto da vida .
.
Prova disto , é a declaração feita de que "Portugal integrará inevitavelmente a Espanha num futuro mais ou menos longiquo " . O homem já "fugiu" pra Espanha ... e agora quer levar Portugal com ele !!
.
Pretensãozinha de quem é menor e pensa que é grande. Eu sinceramente , dou mais valor a qualquer um operário da construcção civil , do que a José Saramago . Esses ao menos , ficam cá a tentar construir algo no e para o país . Portugal não precisa de um ...sheeesh ! ..." Nobel " , pra vir denegrir a sua imagem . Nós já estamos bem servidos de políticos .
.
Eu , assim como assim , falar José Saramago e grasnar um pato , é básicamente a mesma coisa. Só que o pato até é engraçadinho ...
.
Saramago vive a sua vidinha em Espanha e não se deu ainda conta que o Salazarismo já acabou à muito tempo . Continua uma luta "pseudo-exilado" contra "sabe-se lá quem" e "sabe-se lá porquê " . " É coisa de escritores " - dirão uns - " ... precisam de se revoltar contra alguma coisa ou alguem pra poderem continuar inspirados e escrever sobre alguma coisa ..." . Só que a inspiração de Saramago deu-lhe pra enxovalhar o seu próprio país .
.
Enxovalhar sim ...!!
.
Que diriam os Espanhóis se o Prémio Nobel da Literatura em 1989 , Camilo José Cela , viesse viver para a Quinta da Marinha e começásse a dizer coisas como :
.
- Espanha devia integrar-se em Portugal , sendo uma sua Provincia ... mas com alguma autonomia , tipo Região Autónoma . Como se de uma nova Madeira se tratásse . É a unica hipótese de futuro que o povo Espanhol tem . E há-de acontecer..!
.
Agora Saramago ...!? Parece que diz o que quer e as pessoas ainda pensam : " ... bom ...! O homem é um Nobel ... pode dizer estas coisas, que a gente ainda fica a pensar se terá razão ..." . Se fosse um Toni qualquer , trabalhador como Salva-vidas na Praia do Guincho , que viesse dizer isso , já pensavam : " ... traidor ... havia de levar com um gato morto pelas ventas , até que miásse ...! " .
.
Acho corrosivo , alguem que deveria representar a Cultura Portuguêsa , pôr-se entre os primeiros que a nega . Pois negar um país , é negar tudo o que de bom , e mau , ele é e tem . Saramago nega-se pois , a ele próprio .
.
Faz-me pensar , quando ouço declarações destas :
.
" Porra ! Saramago não escreveu " A Jangada de Pedra " . Saramago fumou !! ...uma jangada de "pedra" . "
.
.
Um abraço ,
The Mechanic
.
.
.











4 comentários:

Anónimo disse...

AH !!! até k enfim alguem partilha a mesma opinião k eu em relação ao Sr. Prémio Nobel...

Bom post;) só faltou falar do dinheirinho que ele arrecadou com o prémio nobel e nem o dividiu com os camaradas...a esquerda já não é o k era...nao verdade e em várias situações me parece fazer cada vez mais sentido a mensagem do livro "ANIMAL FARM" do George, (sim pk eu e o George somos tu cá tu lá), está sempre actual..ehehe

Como é a primeira vez k venho a este blog vou começar a vir mais e só li ainda este post...adoreiiiiiii :)

Inês

The Mechanic disse...

Sê sempre bem vinda a este local de pecado ...

Mi casa, es su casa !


Beijinhos ,

The Mechanic

Anónimo disse...

AMEM
Ganhas-te o meu respeito e consideração por este comentário!

Só faltou dizer que esse palhaço, nem para comunista presta, pois esses têm regras como partilhar os bens, os comunistas que fazem vida política, recebem o ordenado mínimo, o resto vai para o partido.
E esse cavalo,será que deu percentagem do seu prémio nobel?

Anónimo disse...

Subscrevo por completo as tuas palavras.

No entanto teria sido interessante criticares de maneira mais racional, com argumentos basicamente politicos.
Em respeito a forma acho tambem que havias de ter salientado a grande Arrogancia que caracterisa este apatrida.

Fico lendo as tuas observações no caldeirão,
Cumprimentos,
Velum