quarta-feira, agosto 01, 2007

Saramago e a Jangada de Pedra

" José y Saramuego "




José Saramago não está bem ...
.
Os médicos desconfiam que a notícia do Prémio Nobel da Literatura, terá provocado um pequeno baque na estrutura cerebral do homem , dando origem ao que os Cientistas chamam de "salto evolutivo...mas ao contrário " .
.
Após aturados exames médicos em Ibiza , na Clínica N. Srª de la Separatizacion , fontes seguras indicam que Saramago tem agora uma ligação rectal da boca ao cérebro , tendo inclusivé surgido uma cavidade anal na parte inferior da nuca . O vinho Espanhol e as "Tapas de chorizo" fizeram o resto pelo que Saramago está , noticia-se tristemente em Espanha , agora condenado a defecar idéias para o resto da vida .
.
Prova disto , é a declaração feita de que "Portugal integrará inevitavelmente a Espanha num futuro mais ou menos longiquo " . O homem já "fugiu" pra Espanha ... e agora quer levar Portugal com ele !!
.
Pretensãozinha de quem é menor e pensa que é grande. Eu sinceramente , dou mais valor a qualquer um operário da construcção civil , do que a José Saramago . Esses ao menos , ficam cá a tentar construir algo no e para o país . Portugal não precisa de um ...sheeesh ! ..." Nobel " , pra vir denegrir a sua imagem . Nós já estamos bem servidos de políticos .
.
Eu , assim como assim , falar José Saramago e grasnar um pato , é básicamente a mesma coisa. Só que o pato até é engraçadinho ...
.
Saramago vive a sua vidinha em Espanha e não se deu ainda conta que o Salazarismo já acabou à muito tempo . Continua uma luta "pseudo-exilado" contra "sabe-se lá quem" e "sabe-se lá porquê " . " É coisa de escritores " - dirão uns - " ... precisam de se revoltar contra alguma coisa ou alguem pra poderem continuar inspirados e escrever sobre alguma coisa ..." . Só que a inspiração de Saramago deu-lhe pra enxovalhar o seu próprio país .
.
Enxovalhar sim ...!!
.
Que diriam os Espanhóis se o Prémio Nobel da Literatura em 1989 , Camilo José Cela , viesse viver para a Quinta da Marinha e começásse a dizer coisas como :
.
- Espanha devia integrar-se em Portugal , sendo uma sua Provincia ... mas com alguma autonomia , tipo Região Autónoma . Como se de uma nova Madeira se tratásse . É a unica hipótese de futuro que o povo Espanhol tem . E há-de acontecer..!
.
Agora Saramago ...!? Parece que diz o que quer e as pessoas ainda pensam : " ... bom ...! O homem é um Nobel ... pode dizer estas coisas, que a gente ainda fica a pensar se terá razão ..." . Se fosse um Toni qualquer , trabalhador como Salva-vidas na Praia do Guincho , que viesse dizer isso , já pensavam : " ... traidor ... havia de levar com um gato morto pelas ventas , até que miásse ...! " .
.
Acho corrosivo , alguem que deveria representar a Cultura Portuguêsa , pôr-se entre os primeiros que a nega . Pois negar um país , é negar tudo o que de bom , e mau , ele é e tem . Saramago nega-se pois , a ele próprio .
.
Faz-me pensar , quando ouço declarações destas :
.
" Porra ! Saramago não escreveu " A Jangada de Pedra " . Saramago fumou !! ...uma jangada de "pedra" . "
.
.
Um abraço ,
The Mechanic
.
.
.